A violência contra a pessoa idosa é, infelizmente uma realidade em nosso país, que possui mais de 32,9 milhões de idosos, segundo o IBGE/2020. Suas demissões são mais comuns no setor trabalhista do que se imagina.
E no dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a AEBA vem manifestar o repúdio contra um ato desumano que o Banco da Amazônia está planejando e vem executando com seus empregados, que é a Demissão sem justa causa do Quadro de Apoio, onde uma parte considerável é composta por pessoas idosas mas ainda produtivas. Além de ser um ato arbitrário, é discriminatório contra os idosos, que como todo e qualquer empregado merecem respeito.
A violência contra o idoso tem inúmeras faces, e a que o Banco vem exercendo é principalmente a psicológica, que os pressiona para também, aderirem à demissão voluntária. É um verdadeiro desmonte do emprego público que o Basa deseja fazer.
Diante disso, é necessário rever os conceitos e se adaptar à diversidade de idade no setor trabalhista. Idade não determina habilidade. E a AEBA seguirá lutando contra as DEMISSÕES SEM JUSTA CAUSA!!