Banco da Amazônia CONSAD Eleição

Vem aí as eleições para o representante dos empregados no CONSAD!

Os empregados do Banco da Amazônia estão, novamente, diante uma importante decisão. A Lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, autoriza e dispõe sobre a representação dos empregados nos Conselhos de Administração das estatais. Diante disso, a Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA) tem um posicionamento firme sobre o princípio mais fundamental: o representante dos empregados não deve ser um gestor do Banco.

Por isso, destacamos:

A representação é dos empregados, não da gestão. Nosso representante deve ter um perfil que compreenda e defenda as necessidades da base da categoria, não os interesses da gestão.

Gestor no CONSAD? Se algum gestor quiser ocupar esse espaço, que procure seus políticos de estimação para ser indicado à diretoria ou ao CONSAD por meio de lobby junto ao Ministério da Fazenda e ao Governo Federal. O representante dos empregados deve defender os interesses da nossa classe, e não de governos, grupos econômicos ou interesses particulares.

Compromisso com a luta. O representante dos empregados deve ter um histórico de atuação em defesa dos direitos de todos nós. Esse espaço, ainda que limitado pela legislação, serve para que os empregados tenham voz e resistência contra a constante desvalorização promovida pela gestão do Banco. Quando precisarmos de vozes em uma audiência pública, como tivemos recentemente, quando precisarmos visitar um ministro, quando tivermos em greve, queremos que o nosso representante esteja lá conosco, não do lado dos gestores, do governo.

Independência e transparência. Quem nos representa não pode ter compromissos com governos ou partidos, sejam eles da situação ou da oposição. A prioridade deve ser sempre o bem-estar dos empregados e a saúde do Banco. Além disso, o representante deve prestar contas de sua atuação à categoria que o elegeu, com total transparência.

Atuação em defesa do BASA. Escolha alguém que esteve na linha de frente contra o fechamento de agências e outras medidas que visavam enfraquecer ou privatizar o Banco. Alguém presente nos piquetes durante as greves e que luta pelo fortalecimento da CASF.

Fique atento às datas! A participação de todos é fundamental para elegermos um representante verdadeiramente comprometido, com coragem e determinação para enfrentar desafios e defender nossos interesses.

1º turno: 06/02/2025

2º turno: 18/02/2025

A votação terá início às 8h e será encerrada às 18h (horário oficial de Brasília) em ambos os turnos.

Período de campanha:

1º turno: 30/01 a 05/02

2º turno: 13/02 a 17/02

Desde já, a AEBA convoca todos os empregados do Banco a se mobilizarem para eleger uma candidatura realmente representativa dos empregados no CONSAD.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas