Banco da Amazônia

Fórum Social mobiliza bairro da Terra Firme, em Belém (PA)

A menos de dois meses para o Fórum Social Mundial, que vai reunir mais de 80 mil pessoas em Belém em janeiro de 2009, os moradores do bairro da Terra Firme participaram ontem da semana de mobilização. Organizado e executado por lideranças comunitárias do bairro, a primeira edição do “Fórum na Praça” vai até domingo com palestras, seminários e atividades culturais em igrejas, escolas, centros comunitários e praças. Na programação, há oficinas de reciclagem, dança e artes, além de uma mostra audiovisual e um campeonato de queimada gay.

“Nos debates, a comunidade da Terra Firme é convidada a discutir os problemas do próprio bairro, explica a integrante do Grupo de Facilitadores (GF) do Fórum, Déa Melo. “Estão em pauta temas como a sexualidade precoce dos jovens, a violência e o uso de drogas, por exemplo. Temas discutidos aqui na Terra Firme e que não são diferentes dos discutidos em outras comunidades ao redor do mundo”.

Toda a programação do “Fórum na Praça”, iniciada ontem, na Igreja de São Domingos de Gusmão, foi organizada pelas lideranças comunitárias que atuaram na Terra Firme. São elas que têm a missão de envolver os moradores do bairro com as discussões que são travadas durante o evento. Cultura da paz, saneamento e educação estão entre os temas que serão discutidos dentro do “Fórum na Praça”. Além dos debates, a programação da semana é recheada com apresentações de grupos folclóricos da própria comunidade.

“Foi uma surpresa descobrir essa efervescência de tantos movimentos culturais na Terra Firme e perceber que eles estão organizados. Desde rodas de capoeira, bois, música, passando pelos centros comunitários que promovem eventos culturais”, diz Luis Paulo Amador, integrante do Grupo Facilitador e representante da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA) no Fórum Social.

O Fórum na Praça se encerra com encontro político-cultural na praça em frente à igreja de São Domingos de Gusmão, no domingo, 15.

O Fórum Social Mundial será realizado nos campi da Universidade Federal do Pará e Universidade Federal Rural da Amazônia, entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009. Mais informações pelo site www.fsm2009amazonia.org.br.

 Fonte: jornal O Liberal.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas