Fonte: Imprensa/SindBancários
Os bancários farão um Dia de Preto em 14 de agosto, sexta-feira. Nesta data acontece uma serie de manifestações em nível nacional contra a crise e as demissões, por emprego e melhores salários, pela manutenção dos direitos e pela sua ampliação, pela redução das taxas de juros, na luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, pela reforma agrária e urbana, em defesa dos investimentos em políticas sociais, pelo fim do Fator Previdenciário. A data também está sendo trabalhada para marcar o lançamento da Campanha Salarial 2009 dos Bancários.
A decisão foi aprovada durante a assembleia geral dos bancários realizada na terça-feira, dia 28.
Todos os bancários estão convidados para, no dia 14 de agosto, irem trabalhar vestidos de preto e integrarem a manifestação. Nesta data, uma série de manifestações estão previstas para acontecerem em Brasília.
O SindBancários defende o entendimento da CUT: o povo não é o culpado pela crise. Ela é resultado de um sistema que entra em crise e transforma o planeta em uma imensa ciranda financeira, com regras ditadas pelo mercado.
A precarização, o arrocho salarial e o desemprego prejudicam os mais pobres. É preciso cortar os juros, reduzir a jornada de trabalho sem reduzir salários, acelerar a reforma, ampliar as políticas em habitação, saneamento, educação e saúde e medidas concretas dos governos para impedir as demissões, garantir o emprego e a renda dos trabalhadores.