Banco da Amazônia

2ª Conferência Nacional de Economia Solidária acontece em junho




O Conselho Nacional de Economia Solidária (Cnes), composto por 56 membros entre representantes de órgãos governamentais e membros da sociedade civil, realiza de 16 a 18 de junho deste ano, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes).

O objetivo é realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da economia solidária no atual contexto nacional e internacional.

O tema do encontro é "O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento".

Para a realização da 2ª Conaes, acontecerão em todos os estados etapas preparatórias, sendo estas: Conferências Territoriais ou Regionais e as Conferências Estaduais.

Para o secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, a Conferência um momento para aprofundar os debates sobre o tema.

"A Conferência Nacional de Economia Solidária reúne a cada quatro anos representantes de empreendimentos de economia solidária, de entidades da sociedade civil e de gestores públicos, estaduais e municipais que fomentam e apoiam a economia solidária. Trata-se de um grande conclave que discute e delibera sobre como colocar ao dispor dos brasileiros a economia solidária como ferramenta de desenvolvimento de uma sociedade mais participativa e socialmente mais justa", define Singer.

De acordo com o artigo 17 do regulamento geral, "a realização das Conferências Estaduais é fator indispensável para a participação de delegados estaduais na 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária".

Veja aqui as datas em que serão realizadas as conferências estaduais.

Histórico
A 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária foi realizada em Brasília, de 26 a 29 de junho de 2006, convocada em conjunto pelos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), do Desenvolvimento Agrário (MDA), e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o tema "Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento".

Durante a Conferência, delegados e convidados debateram três eixos temáticos:

1) os fundamentos da ES e seu papel para a construção de um desenvolvimento sustentável, democrático e socialmente justo;

2) o balanço do acúmulo da economia solidária e das políticas públicas implementadas; e

3) os desafios e prioridades para a construção de políticas públicas de economia solidária, sua centralidade, a articulação com as demais políticas e os mecanismos de participação e controle social.

Consulte mais informações sobre a 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária no site www.mte.gov.br/conaes.

Fonte: Diap

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas