Banco da Amazônia

Agora é oficial, está fundado o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá

Agora é oficial, está fundado o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá (Sintraf-AP) e filiado à CUT e à Contraf-CUT.
 
A mais nova entidade representativa dos bancários e financiários do país nasceu aprovada por unanimidade em uma assembleia permanente que teve início em Belém no dia 9 e encerrou no dia 10, na Delegacia Sindical dos Bancários do Amapá, em Macapá.

A atividade realizada na noite do último dia 10 na capital amapaense contou com a presença de bancários e representantes de outras categorias e centrais sindicais do Estado convidados para o evento.

Em um primeiro momento, a plenária da assembleia votou pela fundação do Sintraf-AP e em seguida a aprovação do estatuto e a eleição da primeira diretoria da entidade, a qual será presidida nos próximos três anos pelo bancário Edson Gomes, da Caixa Econômica Federal, que dividirá a responsabilidade com uma diretoria que tem em seu quadro um total de 20 membros.

A assembleia também aprovou a filiação deste Sindicato à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN). A primeira eleição direta para eleger a próxima diretora do Sindicato deverá ocorrer em julho de 2013.

A presidente do agora Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, parabenizou a todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro do Amapá pela fundação do seu próprio sindicato e destacou a presença das mulheres na composição de sua primeira diretoria.

"A criação do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá representa um avanço importante para as lutas da nossa categoria aqui no Amapá, fico feliz de poder participar diretamente desse marco histórico e de ver que mais de 30% da primeira diretoria desta entidade recém fundada é composta por mulheres, superando a cota de gênero proposta aos sindicatos filiados à CUT".

Já o secretário de políticas sindicais da Contraf-CUT, Carlindo Dias (Abelha), comemorou o fato de a categoria do ramo financeiro do Amapá decidir pela fundação e filiação de seu Sindicato à CUT e à Contraf-CUT. "Essa é uma decisão que fortalece a luta da nossa categoria aqui no Estado do Amapá e também em nível nacional. Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro do Amapá e tenham certeza de que a Contraf estará sempre presente nas lutas que forem travadas para defender os interesses da nossa categoria aqui no Estado".

A diretora da Fetec-CN e ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, Vera Paoloni, ressaltou que o Sintraf-AP surge no dia em que o mundo todo celebra a Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12), dando um brilho especial à realização de um sonho antigo da categoria no Estado.

"Há dez anos atrás, quando eu presidi o agora ex-Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, já existia a vontade desse desmembramento para que a categoria aqui no Amapá pudesse conduzir de forma autônoma seu processo de organização. Fico feliz de poder presenciar esse momento histórico e também de ver que esse Sindicato surge no dia em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 62 anos, sinal de que esta entidade já nasce combativa em favor da liberdade e da igualdade".

Com a palavra, a diretoria…

Após a fundação do Sindicato e eleição de sua primeira diretoria, alguns representantes da gestão que irá conduzir os trabalhos desta nova entidade usaram a palavra para poder expressar todo o sentimento da categoria no Estado do Amapá. Samuel Bastos, que era diretor na atual gestão do Sindicato do Pará e Amapá e que agora é o secretário de finanças do Sindicato do Amapá, além de secretário de comunicação da CUT-AP, falou da alegria de compor a primeira diretoria da entidade recém fundada e pediu a participação de toda a categoria para o fortalecimento do Sindicato.

"Todos sabemos da importância histórica desse momento e fico muito feliz de compor a primeira diretoria do nosso Sindicato, que surge de uma separação com o Estado do Pará de forma pacífica e bastante construtiva. Nossos companheiros e companheiras do Pará ainda serão muito importantes nesses primeiros anos de vida da nossa entidade, mas o que será decisivo nesse processo de fortalecimento do Sindicato será a participação cotidiana de todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro aqui do Estado do Amapá e, certamente, isso ocorrerá com naturalidade", comenta Samuel Bastos.

Por fim, o primeiro presidente eleito para o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá, Edson Gomes, comemorou o nascimento da nova entidade. "É com muita emoção e alegria que assumo a responsabilidade de ser o primeiro a presidir o nosso Sindicato. Esperamos fazer uma gestão combativa e participativa, sempre presente no dia-a-dia dos trabalhadores bancários e financiários, pois essa é a resposta que devemos dar após anos sonhando em ter nosso próprio Sindicato. Estamos todos e todas de parabéns e vamos juntos seguir firmes na luta", finalizou Edson Gomes.

Sorteio

Depois das formalidades de fundação do Sindicato teve início uma grande festa com direito a jantar e música ao vivo para comemorar a conquista. Mas antes, foi realizado mais um sorteio da Campanha de Sindicalização e Atualização Cadastral. Na verdade, foram realizados dois sorteios: um com premiações apenas para a categoria no Amapá, e outro geral onde concorreram bancários e bancárias do Pará e do Amapá.

No sorteio exclusivo do Amapá os prêmios foram 2 pendrives, 1 calculadora HP e 1 netbook. Os felizardos foram: Carlos A. Monteiro dos Santos – Caixa Macapá (Pendrive), Naira Monica Lima Rodrigues de Avis – BB Coriolano Jucá (Pendrive), Eliel Oliveira da Rocha – BB Santana (HP) e Marçal da Silva – BB Coriolano Jucá (Netbook).

Já no sorteio geral a premiação foi de 10 pendrives, 1 calculadora HP e 1 netbook (clique aqui e veja os ganhadores do sorteio geral). O diretor jurídico do Sindicato do Pará, Sandro Mattos, conduziu o sorteio e ressaltou que apesar do desmembramento, tanto os bancários do Pará quanto do Amapá continuarão concorrendo aos prêmios até o final da Campanha, em fevereiro de 2011.

"É importante que a categoria continue se filiando e atualizando seus cadastros, pois isso é o que fortalece tanto o Sindicato do Pará quanto o do Amapá, e todos podem ficar tranquilos, pois até o final da campanha os bancários e bancárias dos dois Estados estarão concorrendo aos prêmios", afirma o diretor.

Fonte: Seeb PA/AP

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas