Banco da Amazônia

Pequenas empresas foram as que mais procuraram crédito em 2010

Busca por financiamentos e empréstimos no ano passado aumentou 7,6%, aponta a Serasa

As micro e pequenas empresas foram as maiores responsáveis pelo aumento na procura por crédito no ano passado. Uma pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian, divulgada nesta quinta-feira (16), mostrou que a demanda por empréstimos e outras linhas de crédito aumentou 7,6% entre 2009 e 2010.
 
Entre as pequenas, esse número bateu na casa dos 8,5%, enquanto entre as grandes, a procura aumentou 8,2%. As médias empresas deixaram de buscar financiamentos e o número ficou em -7,9%.

O avanço da demanda das empresas por crédito em 2010 é resultado do crescimento da atividade econômica no período. Os maiores incentivos a essa retomada foram o avanço do mercado doméstico e a recuperação do crédito às empresas após a crise, que puderam encontrar condições de prazo e de taxas de juros mais favoráveis do que em 2009.

As pequenas empresas buscaram mais crédito por causa do bom momento da economia brasileira. Isso se explica porque a maioria delas atua somente no mercado doméstico.

As médias empresas registraram recuo porque muitas delas são exportadoras. Os maiores problemas enfrentados lá fora foram o mercado externo pouco dinâmico, com o consumo reduzido devido à crise na Europa e nos Estados Unidos, e a valorização do real em relação ao dólar, que tornou os produtos importados (como os chineses, por exemplo) mais vantajosos que os brasileiros.
As empresas do setor comercial foram as que mais se destacaram, com aumento de 8,2% na procura por crédito. Logo em seguida, figuraram as empresas de serviços, com variação acumulada de 7,6%. Por fim, a maior exposição do setor industrial ao cenário externo e ao câmbio valorizado faz com que este setor apresente um avanço de apenas 4,8% em sua demanda por crédito no acumulado do ano de 2010.

Quando considerados só os dados de dezembro, a demanda das empresas por crédito recuou 5,7% em relação a novembro. Frente ao mesmo mês de 2009, a demanda das empresas por crédito cresceu 11,7%.

Todas as regiões geográficas do país registraram crescimento nas demandas das empresas por crédito em 2010.

A região Nordeste destacou-se liderança do crescimento da demanda por crédito no ano passado: alta de 10,7%. O Centro-Oeste ficou na segunda colocação, exibindo crescimento de 9,8%. A região Norte, com alta de 8,2% no acumulado do ano, foi a terceira da lista, seguida de perto pela região Sudeste (crescimento de 6,8% frente ao período de janeiro a dezembro de 2009). Na última posição encontraram-se as empresas da região Sul com crescimento de 6%.

A pesquisa, realizada mensalmente pela Serasa, leva em conta uma amostra de 1,2 milhão de CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do país.

Fonte: Portal R7

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas