Deixe aqui a sua!

 
 
 
 
 
*Campos obrigatórios.
Seu e-mail não será publicado.

Sua mensagem estará visível após a aprovação.
12772 mensagens.
gab. Dep. Edmilson Rodrigues gab. Dep. Edmilson Rodrigues enviado em 04/02/2012 as 02:00
Queridos companheiros e queridas companheiras;



É com gigantesca alegria que saúdo os 25 anos da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia!
Parabenizo pela longevidade da dessa organização, mas sobre tudo, parabenizo pela qualidade desenvolvida em todo esse período. É incontestável a bravura com que a AEBA move seu cotidiano, como exemplo as paralizações iniciadas em 2011 em protesto as condições absurdas de trabalho. Nós acreditamos que só com essa força, só com essa luta, só com essa coragem tipicamente cabana, se faz o amanhã que tanto queremos.
Agradecemos imensamente ao convite para essa grande festa e, infelizmente, justificamos ausência por estarmos de 04 a 06 de fevereiro fora de Belém.

Vamos à luta!


Palácio Cabanagem, 02 de fevereiro de 2012.
mario felipe perez mario felipe perez enviado em 04/02/2012 as 02:00
Prezado Rodrigo,
Ao realizar um curso preparatório para o concurso do Banco do Brasil a AEBA está justamente lutando pelo nosso bem estar, com a possibilidade de migrarmos para um Banco que bem ou mal negocia com seus funcionários, possui um plano de cargos estruturado e atualizado, e, o mais importante disponibiliza previdência complementar forte e saneada, a PREVI. É isto.
vanda cavalcante vanda cavalcante enviado em 04/02/2012 as 02:00
Caro Silvio:

A AEBA jogou a toalha? Fazer curso preparatorio para o BB, soa estranho.
CGU MPU CGU MPU enviado em 03/02/2012 as 02:00
CGU MPU

Um dos maiores gargalhos da instituição é falta de competitividade, ocasionado principalmente por má gestão dos seus recursos e de controles internos eficientes, quanto a este ultimo basta vermos os grandes desvios de verbas que veem ocorrendo em diversas agencias, principalmente na área de fomento. O que está errado? Será que apenas os tomadores de credito são culpados? Quantos milhões estão impactando nossos resultados? De quem é a culpa? Por que tais casos continuam ocorrendo, principalmente a partir de 2008?
Uma coisa pode-se afirmar com certeza, o modelo de controle na aplicação dos recursos na área de fomento é falho e a instituição tem ciência e não toma providencias, por quê?
A primeira falha ocorre com a falta de uma coordenação externa eficiente as agencias quanto ao setor de fiscalização, as fiscalizações da GEAFO não servem para nada por falta de seriedade, segundo, falta à profissionalização e reconhecimento do profissional de fiscalização para atuar com competência e independência. Caso haja Superintendentes, Gerentes corruptos e/ou Supervisores, todos eles tem poder sobre os fiscais, como também poder de corrompê-los, tais profissionais são subordinados direta ou indiretamente a estes. Os ganhos extras com diárias, quilometragens, entre outros servem de poder de persuasão e barganha ao profissional. Resumindo como pode dentro de uma instituição onde acontece grandes pressões para desvio de recursos públicos por todos os lados, os próprios administradores que coordenam, escolhem parceiros credenciados e clientes terem “paus mandados” para camuflar suas irregularidades e quem tem que denuncia-los? Isso é um absurdo e totalmente contra os bons princípios trabalhistas e bancários.
Dizem que os Agrônomos ganham muito bem, mas na verdade, alguns, os que fazem vistas grossas e na realidade este ganho para mim não passa de um grande suborno praticado pela instituição que finge não saber do seu mau uso. Por que será? E o pior é que quando ocorrem denuncias o principal culpado é o fiscal, pois é o único que assina laudos técnicos de boa fé ou não ou ainda sobre forte pressão.
“DORMIA A NOSSA PATRIA MÃE TÃO DISTRAÍDA, SEM PERCEBER QUE ERA SUBTRAÍDA EM TENENBROSAS TRANSAÇÕES.. “DORMIA A NOSSA PATRIA MÃE TÃO DISTRAÍDA, SEM PERCEBER QUE ERA SUBTRAÍDA EM TENENBROSAS TRANSAÇÕES.. enviado em 03/02/2012 as 02:00
O colega Sérgio Trindade veiculou em emails particulares, ao qual tive acesso, mensagem bem diversa daquela publicada no site do Sindicato dos Bancários do Pará, com o título “AEBA prepara empregados do BASA para concurso do Banco do Brasil”, assinando como Vice Presidente da FETEC/CUT-CN e empregado da instituição. Podia ter assinado também como Vice Presidente do Sindicato do Bancários do Pará, mais um dos cargos que acumula.

Sobre o assunto, o que me chamou atenção de imediato, foi a classificação da ação tomada pela AEBA, de promover curso para concursos, como antiética. Me pergunto se, no decorrer desse tempo, as ações tomadas pela últimos diretores do Sindicato tem sido, todas elas pautadas nos mais profundos princípios éticos. Vejamos:

1)-Tive acesso a um email que corria dentro do Banco, onde um diretor do Sindicato estava fomentando a desfiliação da AEBA. Será que isso é ético?
2)-Onde está a ética, quando um outro diretor do Sindicato torce, e nem tem vergonha de assumir isso publicamente, para que as ações da AEBA, EM FAVOR DOS EMPREGADOS, sejam mal-sucedidas?
3)-Foi ético o que fez a direção do Sindicato dos Bancários quando negou à AEBA o direito de participar da mesa de negociação, mesmo a Assembléia Geral tendo sido absolutamente a favor, o que pôde ser atestado por diversas testemunhas? Será que o Sindicato cumpriu o artigo 7º de seu estatuto, onde diz que “A Assembléia Geral é soberana em todas as suas resoluções, desde que não contrariem o Estatuto.” Será que contraria o estatuto AEBA participar da mesa de negociação?

As gestões anteriores da AEBA, como referenciado na publicação, afirmam ter primado “pela defesa dos interesses dos empregados e da Instituição”, tendo classificado o atual presidente da AEBA como “ativista inconseqüente e irresponsável”. A questão é que o “ativista inconseqüente e irresponsável” foi eleito pela maioria, porque a maioria cansou do modelo de gestão passiva, acomodada e preguiçosa que vinha conduzindo a AEBA nos últimos anos! Ações iguais levam a resultados iguais, e os resultados auferidos foram zero! As gestões anteriores não estavam mais satisfazendo, não estavam mais convencendo a base trabalhista. É um privilégio ouvir que a gestão atual é ativa. As anteriores foram muito passivas.

Dizer que a AEBA fomenta o enfraquecimento da instituição... O que faz a direção do Banco quando há colegas que trabalham além da carga horária; que existe na instituição desigualdade de oportunidades; porque a contingência só atinge a base da pirâmide; porque os salários estão achatados... Isso sim, enfraquece a instituição e o pior, o que faz o Sindicato dos Bancários e o que fizeram as gestões anteriores contra isso? Ainda que faça algo, que ninguém vê, eu desafio o Sindicato a informar os avanços nos últimos 15 anos para diminuir o impacto real desses problemas. Cadê a explanação sobre os números que atestem que houve melhorias na qualidade de vida dos empregados da instituição, porque aumento de trabalho, assédio moral e má utilização dos recursos públicos houve. Após cada campanha salarial, vimos os colegas do movimento informarem que “A campanha foi vitoriosa...”, em quê, mesmo? Cansamos desse lari-lari! A campanhas foram vitoriosas para os banqueiros. Olhem os Boletins de Serviço do Banco. A taxa de turn-over (rotatividade de empregados) é alta, porque querem tentar coisa melhor. A CASF e a CAPAF estão falidas e o que mais se faz é aumentar o salário dos dirigentes dessas entidades. O que o Sindicato dos Bancários a as gestões anteriores da AEBA conseguiram fazer para evitar essas ocorrências, além de publicar folders no site e distribuir folhetos na porta do Banco? Isso não é culpa da AEBA e é isso que contribui para o enfraquecimento da instituição.

Dizer que a AEBA não é respeitada atualmente é uma inverdade. Só deixará de sê-lo aos olhos de tolos, que acreditam que se “queimar” é desrespeitoso. As gestões anteriores não se “queimavam” com ninguém. Assim, a AEBA anterior tomou a decisão de ser esquecida, para não questionar e não ser questionada, e seria respeitada. Foi um bom truque. A AEBA atual não tem medo de se expor, nem fingem nada. A atual gestão da AEBA não deve nada, a ninguém.

O pior de todos os comentários é tentar convencer os outros de que a AEBA é somente seu presidente. A liderança do presidente da AEBA é inquestionável. Os empregados deste Banco sempre querem ouví-lo, mas que qualquer outra liderança dos movimentos, hoje. Até quem não gosta dele; até quem pensa diferente dele, todos querem ouví-lo. Só os ingênuos e fingidos negam o inegável, ou questionam o inquestionável. Seus posicionamentos são sempre coerentes. Mas e o restante do corpo gestor da AEBA? Nada se faz sem um grupo. E o grupo tomou a decisão de criar o curso preparatório, não foi o presidente da AEBA. O corpo gestor da AEBA não é formado por cachorrinhos-que-balançam-a-cabeça-no-carro, e sim por pessoas sérias, comprometidas e éticas, que, como dito, nada devem, a ninguém, e que tomam decisões, no âmbito em que lhes compete.

Até que alguém pergunte, afirmo que a AEBA tomou essa decisão para ajudar os desfavorecidos, para que tenham a chance de melhorar suas vidas. A gestão atual pode até errar. Isso, só o tempo vai dizer. Acredito até que erre, pois só erra quem trabalha. Hipócrita é uma gestão dizer que nunca cometeu falhas! Mas, sem sobra de dúvida, o que podemos afirmar é que a gestão atual da AEBA:

-não vendeu a alma para o diabo;
-não troca ouro por espelhos;
-não fecha negociatas a portas fechadas, enquanto os que dela dependem aguardam um futuro melhor;
-não subtrai nada em tenenbrosas transações, enquanto os que dela dependem dormem...
João João enviado em 03/02/2012 as 02:00
O curso preparatório é para os familiares dos associados qual o problema disso, assim com outros cursos que a AEBA proporciona.
T.R.T T.R.T enviado em 03/02/2012 as 02:00
ESSE NEGÓCIO DE DISTRIBUIÇAO AOS ACIONISTAS, NAO ME INTERESSA. O QUE ME INTERESSA É SABER QUANTO NÓS FUNCIONÁRIOS VAMOS RECEBER DE P.L.R. AGORA, VAMOS FICAR DE OLHO NA DISTRIBUIÇAO DA P.L.R DOS BACANAS.( PRESIDENTE E DIRETORIA). OBS: AEBA E SINDICATO. SE OS BACANAS RECEBEREM O MESMO VALOR DO ANO PASSADO DE: 80.000.000, PARO O PRESIDENTE E 70.000,00 MIL PARA DIRETORES. VAMOS DENUNCIAR ESSA BANDALHEIRA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO E PARA A DILMINHA. ESPERO QUE A AEBA E SINDICATO PONHA A BOCA NO TROMBONE!! ME AJUDA AI, PO !!
AEBA PREPARA PARA CONCURSO DO BANCO DO BRASIL - EMAIL DO SR. SÉRGIO TRINDADE AEBA PREPARA PARA CONCURSO DO BANCO DO BRASIL - EMAIL DO SR. SÉRGIO TRINDADE enviado em 03/02/2012 as 02:00
Antes de falar sobre ética seria preciso primeiramente buscar a definição de ética e não confundí-la com moral.

A origem da palavra ética vem do grego "ethos", que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o "ethos" grego, para o latim "mos" (ou no plural "mores"), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto "ethos" (caráter) como "mos" (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é "adquirido ou conquistado por hábito" (VÁZQUEZ).

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

As perguntas nos fazem pensar. Assim, embora eu ache que a AEBA tenha errado na Filosofia e na ação sobre o concurso, o Sindicato também não possui nenhuma bagagem na sua abordagem e carece de credibilidade quando fala de ética. Poderiamos assim perguntar algumas coisas ao Sr. Sérgio Trindade, sobre o email que enviou.

O que é ético para o Sr. Sérgio pode não ser para mim ou para ti. Mas uma coisa pode ser observada, “a escolha do bem comum”, aquilo que efetivamente beneficie a todos de maneira geral. Colocando nesta linha poderíamos perguntar ao Sr. Sérgio Trindade:

a) É etico e legal o Banco da Amazonia tirar a função de alguém que está doente e de licença médica ?
b) É ético o Gerente Executivo assumir o cargo possuindo processos tramitados e julgados em que é réu na justiça ?
c) É ético que, no processo de seleção interna do Banco da Amazônia, um candidato esteja com a pontuação em 1º lugar na análise de títulos e sequer ser entrevistado?
d) É ético o Banco da Amazônia buscar um Gerente Executivo no concorrente Banco do Brasil? o que o Sindicato fez sobre isto?
e) É ético que a Diretoria do Banco da Amazônia faça exames no Hospital Albert Einstein, enquanto seus empregados possuem uma assistência médica em grande dificuldades e o própria Banco recusa-se a atualizar a sua complementação de participação desse plano?
f) É ética e justa a distribição dos lucros do Banco da Amazônia?
g) É ético um Diretor do Banco receber de participação nos Lucros 70 mil reais e os empregados 1 mil?

Por que o Sr. Sérgio Trindade menciona interesse político e pessoal do atual presidente da AEBA? Quando foi que o mesmo se beneficiou com isso e onde estão as provas? O Sr. Sérgio Trindade usou desses benefícios em proveito própio quando esteve à frente da entidade?

É ético que o Sindicato dos Bancários financie e ajude a campanha de determinados partidos políticos???

Finalizando, ao longo dos anos, o maior incentivador de saída dos empregados do Banco da Amazônia para os bancos concorrentes e para outras empresas é o próprio Banco da Amazônia. Este incentivo vem através dos salários de entrada baixos, além de que os empregados são obrigados a cumprir jornada de horas extras sem receber, bem como dos assaltos seguidos às agências. Além disso, os empregados não possuem assistência social adequada do Banco. Ninguém sairia do Banco se o mesmo tivesse todas as vantagens adequadas e fosse igualmente ético e fornecesse todas as oportunidades justas a seus empregados para crescimento. Basta verificar a rotatividade de empregados nos últimos 10 anos. O Banco da Amazônia passou mais de 20 anos sem fazer concursos e somente nos últimos 10 anos já efetuou mais de 4 concursos e ainda assim o seu crescimento não tem sido proporcional a entrada de empregados através de concurso.

Assim, não é um cursinho preparatório para concursos que vai enfraquecer a instituição. O que a enfraquece são os prejuízos por causa de operações milionárias mal-sucedidas, além de sua política sócio-trabalhista distorcida, que prevê não o bem-comum da maioria das pessoas, mas de uma minoria privilegiada que se sustenta nos cargos às custas de tratar os empregados como lixo.
Anderson Anderson enviado em 02/02/2012 as 02:00
Rodrigo,

Esse curso tem como foco os dependentes dos associados. No entanto, aqueles associados que desejarem participar, não há impedimen tos, ao que me parece.
ANTÔNIO GENÉSIO ANTÔNIO GENÉSIO enviado em 02/02/2012 as 02:00
Caros e caros, boa tarde. Essa atitude da AEBA mostra o quanto a nossa associação é transparente. Quantos de nós irá fazer o concurso? creio que muitos e, desses muitos, quantos afirmam que o banco é uma família ? ora, quanta hipocrisia. O sindicato dos bancários poderia fazer o mesmo. O incentivo para deixar o banco não é da AEBA e todos os leitores deste espaço têm conhecimento.
J.T.M J.T.M enviado em 02/02/2012 as 02:00
TODOS OS BANCOS ESTAO MOSTRANDO SEUS BALANÇOS COM LUCROS EXORBITANTES. O BANCO DA AMAZONIA É SEMPRE O QUE FICA POR ÚLTIMO.ALGUÉM PODE ME DIZER QUANTO FOI O LUCRO DO BANCO DA AMAZONIA? ME AJUDA AI, PO !!
J.T.R J.T.R enviado em 02/02/2012 as 02:00
MEU AMIGO RODRIGO, VOU LHE EXPLICAR: É QUE A AEBA ESTÁ FAZENDO UM PREÇO ACESSÍVEL AO FUNCIONÁRIOS QUE QUEIRAM FAZER O CONCURSO PARA O BANCO DO BRASIL. SE VOCE FOR PAGAR LA FORA É MAIS CARO QUE A AEBA. É MELHOR IR PARA O BANCO DO BRASIL, DO QUE PERMANECER NO BANCO DA AMAZONIA. VOCE NAO ACHA ? SE CONTINUAR NO BASA, EM SETEMBRO VAMOS TER OUTRO PESADELO COM GREVE DE 3 MESES, CASO ESSE PRESIDENTE PERMANEÇA. ESPERO QUE NAO! ME AJUDA AI,PO!!
André André enviado em 02/02/2012 as 02:00
Rodrigo, a AEBA deseja tanto o bem estar dos seus associados que está tomando a iniciativa de nos preparar para outro concurso público. Ou você acha que aqui, no basa, temos algum futuro? Fala sério, estou a quase 10 anos no "banco" e o meu sálário nem chega perto dos caras que estão a 2 anos no bb. Fora as outras vantagens que eles tem.
É isso ai galera, 'vamo' estudar e 'vazar' na primeira oportunidade!
BETO BRASIL BETO BRASIL enviado em 02/02/2012 as 02:00
OLHA AI MOÇADA, A CASF CONTRA ATACA COM MAIS DE 13% DE AUMENTO DO PLANO FAMILIA, E AINDA QUEREM "QUOTA EXTRA" DURMA-SE COM UM BARULHO DESTE.

CJ^U CASF - CAIXA DE ASSISTI IA D( )S II NCTONÁRIOS W—
DO BANCO DA AMAZÓNIA illUNIDAS
REF.: DIREX N° 2012/001
Belém(PA), 02 de fevereiro de 2012.
Prezado(a) Associado(a),
Em consonância às exigências legais / estatutárias da CASF e, visando assegurar a manutenção
da qualidade dos serviços oferecidos aos integrantes do PLANO FAMÍLIA, informamos-lhe que o
Conselho Deliberativo da CASF em reunião de 31.01.2012, amparado em estudos atuariais, aprovou o
reajuste das contribuições para o referido Plano, em 13,1% (treze vírgula um por cento), passando a
vigorar no período Fevereiro/2012 a Janeiro/2013, os valores a seguir descritos:
Faixa Etária Preço
00 a 18 anos R$ 124,87
19 a 23 anos R$ 181,07
24 a 28 anos R$ 218,53
29 a 33 anos R$ 299,68
34 a 38 anos R$ 343,41
39 a 43 anos R$ 387,10
44 a 48 anos R$ 437,05
49 a 53 anos R$ 530,70
54 a 58 anos R$ 560,65
59 a — anos R$ 749,22
Ressaltamos que a decisão tem apoio legal no Regulamento Geral de Auxílios (RGA) do Plano,
em seu Título IV, Capítulo I, item 4, que diz: "As contribuições mensais terão reajuste, a ser definido
pelo Conselho Deliberativo da CASF, no interregno mínimo previsto pela legislação vigente, na
proporção da elevação dos custos gerais e aqueles referentes aos procedimentos médicohospitalares,
afim de assegurar a manutenção da qualidade e da quantidade dos serviços oferecidos,
bem como as coberturas pertinentes, com base em estudo atuarial."
Assim, solicitamos-lhe compartilhar essa informação com seus respectivos dependentes, de
forma evitar transtornos futuros, ao tempo em que agradecemos a atenção e a confiança em nós
depositada, colocando-nos à sua disposição para esclarecimentos que porventura se fizerem
necessários.
Atenciosamente
CASF - Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco da Amazónia
Av. Gentil Bittencourt, 886 - Nazaré - Belém-PA - cep 66040-174
Fone: (91) 4005-4300 - Fax: (91) 3241-4413 - http:///ww.casf.com.br - casf@casf.com.br
REVOLTADA REVOLTADA enviado em 02/02/2012 as 02:00
Acho que a intenção da AEBA com a realização de um curso preparatório, é justamente de nos incentivar a procurar nossa melhoria financeira. Coisa que não conseguiremos tão cedo se ficarmos onde estamos.Quem se habilita?
João Peron Correa de Mattos João Peron Correa de Mattos enviado em 01/02/2012 as 02:00
Prezado Anderson,
O adiantamento de R$-500,00 de PLR consta das propostas do Banco desde 17/10/11, repetida em 21/11/11.Não deveríamos ter de esperar NADA.Se não poderia pagar, então não oferecesse. Em qualquer lugar civilizado isso se chama ESTELIONATO.
Gratos e até a próxima
Peron/Dir.Reg.AEBA SP/DF
Rodrigo Rodrigo enviado em 01/02/2012 as 02:00
Gostaria que alguém me tirasse esta dúvida>>> Qual o interesse da AEBA em realizar um curso para o Concurso do Banco do Brasil? o que está acontencendo? isso é um incentivo a sairmos do Banco da Amazonia? A AEBA não é uma entidada dos Funcionarios do Banco? Não deviria lutar pelo bem estar dos mesmo?
AURELIO AURELIO enviado em 01/02/2012 as 02:00
Prezado Sílvio, seria possível disponibilizar o curso de preparação para o concurso do Banco do Brasil, via EAD, para os associados das outras cidades? Ou será somente presencial para o pessoal aí de Belém? Aguardo resposta, meu caro.
Anderson Anderson enviado em 31/01/2012 as 02:00
Alguns colegas apenas participam deste espaço com o fim de tumultuar o ambiente e fazer baderna. Entendo isso como inadmissível.
Com relação ao adiantamento da 1ª parcela do 13º, foi uma boa iniciativa do Banco. Não lembro se isso foi imposição da justiça, mas acredito que não.
Agora, o caso do adiantamento da PLR merece uma certa reflexão. Se não, vejamos: a greve durou 77 dias e isso, certamente, influenciou negativamente no resultado do Banco. Se foi culpa dos grevistas ou da diretoria do banco, isso não vem ao caso. Assim, cobrar um adiantamento de PLR depois de tudo o que aconteceu creio que seja pedir demais. Todos sabemos que a nossa luta não é simplesmente por PLR, e sim, por melhores salários, saúde e condições de trabalho.
Agora, a justiça obrigou ao banco a adiantar tal valor. No entanto, não estipulou prazo para que a instituição fizesse o pagamento. Então, o banco pode efetuar o crédito nas contas dos empregados a seu bel interesse. Por isso, a data escolhida foi dia 17/02, após a certeza que tal valor poderia ser repassado aos empregados sem maiores transtornos, já que presume-se que a instituição obteve lucro suficiente para que cobrisse tal adiantamento.
Com relação às taxas de juros, percebi que foram reduzidas substancialmente. Neste mês fiz uma operação à taxa de 1,25% a.m. Bem melhor do que a do ano anterior de 1,95%. Não sei se isso tem haver com o tal programa de reestruturação de dívidas para os empregados, mas melhorou muito.
Entendo que neste ano temos que focar o nosso PCCS e o plano de saúde, pois da forma que está não pode continuar. Mas, os empregados DEVEM ser mais participativos e unidos, pois o que se viu foram muitos colegas furando greve, atendendo aos intesses dos superiores e aos seus próprios, esquecendo-se da coletividade.
No final, todos receberam o mesmo "aumento".
Então, vamos todos nos unir e lutar juntos, pois somente assim seremos realmente fortes e capazes de provocar grandes mudanças que poderão trazer melhorias para todos!
Fernando Szychta Fernando Szychta enviado em 30/01/2012 as 02:00
E o gasto, que não deve ter sido nada "modesto" nos cartões de ano novo que em nossa agencia chegou agora no fim de janeiro e estão "entocados" la no almoxarifado? Da pra acreditar em PLR?