Entre as reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 11% (aumento real de 5%, além de 5,71% de reposição da inflação projetada para o período entre 1º de setembro de 2009 e 31 de agosto de 2010), pagamento de três salários mais R$ 4 mil a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), valorização dos pisos e das verbas, Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) para todos, auxílio-educação para graduação e pós, fim do assédio moral e das metas abusivas. A pauta foi aprovada pela 12ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada no Rio entre 23 e 25 de julho.
>
Clique aqui e confira todas as reivindicações.Segundo a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, as revindicações a serem entregues passaram por um amplo debate nacional. “Os bancários tiveram envolvimento fundamental na construção das cláusulas que serão apresentadas às instituições financeiras. Um envolvimento que começou com a expressiva participação na consulta que realizamos em meados de junho e que apontou as prioridades para a Campanha Nacional Unificada deste ano. Agora, a partir da entrega da pauta de reivindicações, estamos iniciando uma nova fase e é importante que os bancários acompanhem o desenrolar das negociações por meio do site e da Folha Bancária, além da participação das manifestações que serão realizadas”, afirma a dirigente.
As negociações gerais entre o Comando Nacional e a Fenaban ocorrem concomitantemente às específicas entre os representantes dos trabalhadores e das direções do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras.