Banco da Amazônia

FNO completará duas décadas e será avaliado













Próximo de completar 20 anos de existência, o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) será submetido à uma avaliação de seus impactos como indutor de desenvolvimento regional, através de empresas especializadas que serão contratadas pelo Banco da Amazônia.

Em razão do FNO, a agricultura ganhou novas proporções com a expansão da produção de grãos e da fruticultura. A pecuária de corte e leite se desenvolveram ao ponto de dar condições para a consolidação de grandes empreendimentos frigoríficos e laticínios. A base industrial e o setor de comércio, serviços e o agroindustrial cresceram, consideravelmente, para suprir a urbanização crescente da Região.

Inegavelmente, que os impactos do Fundo na Região são muito positivos. A propósito, vale ressaltar também que para a conquista desses recursos, o papel da AEBA foi fundamental, já que por ocasião da Assembléia Nacional Constituinte, no início de 1988, a Associação estava presente fazendo lobby juntamente com a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) para que esses recursos fossem carreados via Constituição para as regiões mais carentes do nosso país, ou seja, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Essa história ainda precisa ser melhor contada, coisa que faremos, oportunamente.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas