Busca por financiamentos e empréstimos no ano passado aumentou 7,6%, aponta a Serasa
Entre as pequenas, esse número bateu na casa dos 8,5%, enquanto entre as grandes, a procura aumentou 8,2%. As médias empresas deixaram de buscar financiamentos e o número ficou em -7,9%.
O avanço da demanda das empresas por crédito em 2010 é resultado do crescimento da atividade econômica no período. Os maiores incentivos a essa retomada foram o avanço do mercado doméstico e a recuperação do crédito às empresas após a crise, que puderam encontrar condições de prazo e de taxas de juros mais favoráveis do que em 2009.
As pequenas empresas buscaram mais crédito por causa do bom momento da economia brasileira. Isso se explica porque a maioria delas atua somente no mercado doméstico.
Quando considerados só os dados de dezembro, a demanda das empresas por crédito recuou 5,7% em relação a novembro. Frente ao mesmo mês de 2009, a demanda das empresas por crédito cresceu 11,7%.
Todas as regiões geográficas do país registraram crescimento nas demandas das empresas por crédito em 2010.
A região Nordeste destacou-se liderança do crescimento da demanda por crédito no ano passado: alta de 10,7%. O Centro-Oeste ficou na segunda colocação, exibindo crescimento de 9,8%. A região Norte, com alta de 8,2% no acumulado do ano, foi a terceira da lista, seguida de perto pela região Sudeste (crescimento de 6,8% frente ao período de janeiro a dezembro de 2009). Na última posição encontraram-se as empresas da região Sul com crescimento de 6%.
Fonte: Portal R7