Banco da Amazônia

PLANTÃO DA CAMPANHA: Assembleia Geral da Campanha Nacional dia 24/09 (SEXTA)

O Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá convoca toda a categoria para a Assembleia Geral da Campanha Nacional 2010 que será realizada nesta sexta-feira, 24 de setembro, às 19h, na sede da entidade (28 de setembro, 1210, entre Doca e Quintino, Reduto, Belém-PA), e que terá como objetivo deliberar sobre a proposta global da Fenaban para a minuta geral de reivindicações da campanha deste ano. A proposta dos Bancos será apresentada ao Comando Nacional na quarta-feira (22), durante a quinta rodada de negociações.
Caso a categoria rejeite a proposta dos banqueiros, o Sindicato estará orientando a assembleia para aprovação do indicativo de greve nacional dos bancários e bancárias no dia 29 de setembro, junto com os demais sindicatos de todo país.
Depois de uma enxurrada de NÃOS por parte dos banqueiros às reivindicações da categoria bancária nas quatro mesas de negociação com a Fenaban, e que trataram de Saúde, Segurança, Emprego, Condições de Trabalho e Remuneração, a expectativa do movimento bancário é que os Bancos apresentem uma proposta digna para a categoria.
Enquanto essa resposta não chega, seguimos forte em nossa Campanha. Durante esta semana fizemos ato público na Matriz do Banco da Amazônia, e paralisações Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander/Real, para pressionar a Fenaban a atender às reivindicações dos trabalhadores que exigem um reajuste de 11% (inflação do período mais aumento real), PLR de três salários mais R$ 4 mil, valorização dos pisos, elevação dos auxílios (refeição, alimentação e creche/babá), auxílio-educação e previdência complementar para todos os bancários, dentre outros itens. Mas até agora, todas essas reivindicações foram negadas.
O que nos deixa indignados com todos esses nãos é saber que os seis maiores bancos que operam no país (Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC) continuam aumentando seus lucros líquidos que só no primeiro semestre desse ano foi de R$ 21,7 bilhões, resultado quase 32% superior ao do mesmo período de 2009.
Sendo assim, se a postura dos Bancos continuar sendo de intransigência total, não restará outra alternativa aos bancários e bancárias senão a deflagração da greve.
“Estamos chegando a um momento crucial da nossa campanha e é chegada a hora da categoria se engajar com muito afinco em nossas mobilizações, para que possamos mostrar aos banqueiros a força do nosso movimento, pois somente a partir das nossas ações é que podemos reverter o cenário atual das negociações. Por isso, convocamos todos e todas para a assembleia dessa sexta (24) para apreciação da proposta que será apresentada pelos Bancos, e se esta não contemplar a categoria, defenderemos greve por tempo indeterminado”, conclama Rosalina Amorim, presidenta do Sindicato e membro do Comando Nacional da categoria.
Confira a seguir o edital de convocação da assembleia desta sexta-feira, publicado no Jornal Diário do Pará (Edição nº 9.574, quarta-feira 22/09/2010, Caderno B, página B10).
EDITAL ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Pará e Amapá, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 04985164/0001-76, Registro sindical nº MTIC 21816, por sua presidente abaixo assinada, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários públicos e privados, sócios e não sócios, dos Estados do Pará e Amapá – base territorial deste sindicato, para a assembléia geral extraordinária que se realizará dia 24/09/2010, às 18:30h, em primeira convocação, e às 19h, em segunda e última convocação, no endereço à Rua 28 de Setembro, nº 1210, Bairro do Reduto, Belém-PA, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia:
1. Avaliação e deliberação sobre a proposta apresentada pela FENABAN;
2. Deliberação acerca de paralisação por prazo indeterminado a partir da 00h00 do dia 29 de setembro de 2010.
 Belém (PA), 22 de setembro de 2010.

ROSALINA DO SOCORRO FERREIRA AMORIM

Seu email não será publicado.