Desta vez, o que confirma o pódio é uma lista com as marcas mais valiosas do Brasil divulgada na semana passada pela consultoria Intercap.
Pela análise, três das principais instituições financeiras ocupam as primeiras colocações.
No topo está o Itaú Unibanco, cuja marca foi avaliada em R$ 20,6 bilhões em 2009, quase o dobro do ano anterior, quando foram registrados R$ 10,5 bilhões. Em seguida vem o Bradesco (R$ 12,381 bi), Petrobras (R$ 10,8 bi) e Banco do Brasil (R$ 10,4 bi).
Segundo a consultoria, para a elaboração do “ranking” foram consideradas apenas marcas criadas no Brasil, de empresas que divulgam publicamente os resultados contábeis e identificam as receitas de cada marca. A lista apresenta as 25 maiores. Além dos grandes bancos, o setor financeiro tem outro representante, o Banrisul, na 12ª posição, com marca de R$ 645 milhões.
“O valor da marca das empresas também é reflexo direto do empenho dos bancários das agências e concentrações. É essa dedicação e a qualidade de serviço que acabam convergindo para os excelentes resultados das instituições financeiras, seja em seus lucros, rentabilidade ou no valor agregado à sua marca”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Assim, o bem mais valioso das empresas é o bancário, que tem de ser valorizado e ter o devido reconhecimento por seu trabalho. E isso passa necessariamente, por exemplo, por um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), transparente e negociado com o Sindicato, para garantir a valorização profissional de todos os trabalhadores”, afirma.
Juvandia reforça a convocação aos trabalhadores a começar já a participar da Campanha Nacional Unificada 2010, respondendo a consulta (disponível aqui) sobre as principais reivindicações deste ano. “Teremos uma luta árdua pela frente e, para vencê-la, precisamos de muita mobilização. E essa batalha começa agora, a partir da consulta.”
O resultado da consulta será levado pelo Sindicato às conferências estadual e nacional que definirão as reivindicações que serão entregues à federação dos bancos (Fenaban).
Consulta está no ar – O que é mais prioridade para você nesta Campanha Nacional Unificada 2010? Responda a esta pergunta acessando aqui ou preenchendo formulário em papel, disponível com um representante do Sindicato. O resultado embasará as discussões para compor a pauta de reivindicações da categoria. é o primeiro passo rumo a uma campanha de sucesso.
Clique aqui e participe!