A AEBA Participou nos dias 26 e 27 de março do 7º Congresso dos Bancários de Rondônia. O Evento é realizado a cada três anos pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Estado de Rondônia, com o objetivo de realizar uma avaliação da gestão sindical e preparar uma plataforma de luta para a próxima gestão.
Em sua participação a AEBA solicitou a colaboração dos trabalhadores de outros bancos e dos sindicatos, federações e confederações no sentido de fortalecer as lutas dos empregados do Banco da Amazônia, principalmente a luta por um novo Plano de Cargos e Salários, pela isonomia de tratamento com os demais Bancos Públicos Federais e por um projeto de fortalecimento da instituição.
No estado de Rondônia, segundo os empregados, os novos concursados do Banco da Amazônia ficam apenas até a ambientação – o arrocho salarial é enorme no Banco da Amazônia e o custo de vida em uma cidade como Porto Velho, com diversas obras do governo federal é insustentável para os bancários do Banco da Amazônia, os mais novos não ficam muito tempo, depois da ambientação eles saem. Se não melhorar o salário imediatamente o futuro do Banco está ameaçado.
Na ocasião, juntamente com o Sindicato dos Bancários de Rondônia, fizemos uma reunião com os representantes das agências presentes. Para a AEBA foi muito importante participar do evento, estavam pela Associação tanto o seu presidente, Silvio Kanner, quanto o Diretor Regional de Rondônia, Germano da Silva Aguiar. No Grupo de trabalho do Banco da Amazônia tomamos a seguinte deliberação, que serão encaminhadas em conjunto entre as entidades.
Agradecemos publicamente o convite do Sindicato dos Bancários de Rondônia e nos colocamos à disposição dos Sindicatos para participar e ajudar a organizar e mobilizar os empregados do Banco da Amazônia nesses eventos.
Veja abaixo as deliberações do Grupo de Trabalho do Banco da Amazônia no 7º COBAN
1- Saúde – Articular a melhoria do atendimento do CASF no interior do Estado. Lutar pelo aumento do reembolso do plano de saúde.
2- PCS – A reivindicação mais importante da campanha salarial é a implantação do novo plano de cargos e salários.
3- Denunciar as horas extras não pagas para coibir a sobre carga de trabalho ao Ministério Público do Trabalho e STRE. Implantação do Ponto Eletrônico.
4- Verificar o transporte de numerário pelos empregados (Rolim de Moura e Ariquemes)
5- Material de prevenção de LER/DORT
6- Melhorar a comunicação na campanha salarial AEBA / SINDICATO.
7- Plano odontológico do Banco.
8- Retomar o antigo programa de educação continuada do banco.
9- Auxilio educação para os filhos.
10- Uma jornada ou tempo para os diretores regionais do AEBA.
11- Linha de Crédito especial para os empregados, com juros diferenciados.
12- Isenção de Tarifas para os Empregados
Fonte: AEBA