Entidades já apontam construção de greve nacional a partir do próximo dia 27
Aconteceu no dia 20/09, a mesa de negociação onde a FENABAN apresentou suas primeiras propostas para a Campanha Salarial deste ano. A Federação propôs um índice de reajuste de 7,8%, o que não agradou as entidades. CONTEC e CONTRAF já recusaram a proposta. Para repassar os informes nacionais e locais, também para convocar para a assembléia de amanhã na sede do SEEB-PA, a AEBA esteve na manhã de hoje em frente à matriz do BASA. Para Marlon George, diretor da AEBA, "Todos devem comparecer à assembléia de amanhã no SEEB-PA para rejeitarmos a proposta feita pela FENABAN"
O sistema financeiro só no ano passado lucrou cerca de 25%, o que a categoria reivindica é um reajuste justo, baseado na contribuição dos empregados para esses números que nada mais são do que fruto do trabalho da categoria bancária. O índice de 7,8% é considerado um número muito pequeno para quem teve um lucro muito grande.
A próxima reunião da FENABAN está marcada para a próxima terça-feira (23), mas as entidades nacionais já sinalizam greve a partir do dia 27.
Reivindicações Específicas
A principal bandeira de luta da campanha salarial deste ano defendida pela AEBA e pelo SEEB-MA, está pautada nas cláusulas específicas de reivindicações, pois há muitos anos o Banco não avança nas reivindicações específicas. "Queremos ver as nossas questões específicas serem negociadas de verdade, o futuro desse Banco depende da nossa capacidade de mobilização e da força que empregarmos no movimento, lutaremos para que a Mesa de Enrolação se transforme efetivamente em Mesa de Negociação, e se o Basa alegar que não possui poder para decidir sobre as cláusulas especificas, que sejamos então notificados oficialmente e que eles apontem os responsáveis e iremos então até Brasília em busca de soluções".Afirmou Silvio Kanner, presidente da AEBA.
Durante a manifestação em frente ao Banco a diretoria da AEBA levantou alguns pontos importantes onde precisamos avançar nas reivindicações específicas:
. Ponto Eletrônico
. Novo PCS
. Reembolso Saúde
. Educação Continuada
. Exclusão da Tarifas Bancárias
. Revogação da NP 118
. Revogação do Seguro para a diretoria do Banco
. Revisão do novo modelo de negócios
. Mais tecnologia e pessoal