A taxa média dos bancos pesquisados chegou a 7,93% ao mês
O juro do cheque especial ficou mais caro neste mês, de acordo com uma pesquisa do Procon-SP feita com sete bancos.
A taxa média chegou a 7,93% ao mês. No mês anterior, a taxa de juro do cheque especial era de 7,92% ao mês.
Apenas os bancos Bradesco e Santander alteraram os juros do cheque especial. No primeiro, a taxa foi de 8,76% para 8,78% ao mês, e no Santander a taxa foi de 9,87% para 9,95% ao mês.
Já a taxa do empréstimo pessoal manteve-se em 5,22% ao mês, o mesmo patamar de maio deste ano.
Variações
Os juros do cheque especial podem variar de 4,27% a 9,95% a depender do banco. Já a taxa do empréstimo pessoal vai de 3,51% a 6,19%. O Procon-SP recomenda que os consumidores pesquisem antes de adquirir um desses produtos.
Para a assessora técnica do Procon-SP, Cristina Rafael Martinussi, apesar do panorama relativamente estável, a cautela deve ser aliada do consumidor na hora de fazer empréstimos.
— Caso seja absolutamente necessário contratar um empréstimo, é preciso analisar as diversas alternativas de crédito disponíveis, priorizando a liquidação de suas dívidas
Na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) ocorrida em maio, as autoridades monetárias decidiram elevar a taxa Selic de 7,5% para 8% ao ano, segunda alta consecutiva do ano. De acordo com o Comitê, a decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano.
http://noticias.r7.com/economia/noticias/juro-do-cheque-especial-fica-mais-caro-neste-mes-20130611.html?question=0