IBC-Br antecipa os resultados da atividade econômica brasileira
A atividade econômica apresentou crescimento de 0,84% em abril na comparação com março. Os dados são do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) dessazonalizado (ajustado para o período, ou seja, livre de influências de certas épocas do ano), divulgados nesta sexta-feira (14).
Os dados revisados de março apontam para uma expansão de 1,07%, o que mostra quea prévia do PIB subiu em ritmo menor em abril.O crescimento tambémfoi inferiora janeiro deste ano, quando o IBC-BR avançou 1,03%. Em fevereiro, houvequeda de 0,23%.
De janeiro a abril deste ano, o IBC-Brapontou crescimento de 3,2% sobre igual período de 2012 nos dados sem ajuste sazonal (considerados mais apropriados por economistas).
O IBC-Br é uma forma de antecipar os resultados da atividade econômica brasileira. O índice traz informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: da indústria, comércio e serviços e agropecuária.
O acompanhamento do indicador é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica, além de contribuir para as decisões do Copom (Comitê de Política Monetária), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic.
O Copom tem elevado a taxa básica como uma forma de frear a inflação que, em maio, alcançou o teto da meta estabelecida pelo governo, de 6,5%. Atualmente, a Selic é de 8% ao ano.
Porém, os resultados do PIB têm sido inferiores àqueles apontados pela prévia. Em 2012, o PIB cresceu apenas 0,9%, enquantoo IBC-Br de 2012 apontava crescimento de 1,6%.