AEBA ORIENTA A REJEIÇÃO DA PROPOSTA E A MANUTENÇÃO DA GREVE.
Nesta tarde de sexta-feira a Diretoria do Banco apresentou às entidades a primeira proposta para o ACT 2013/2014 desde que protocolamos a pauta em agosto. Abaixo apresentamos um resumo das propostas apresentadas:
1. Financiamento habitacional: O Banco está fazendo gestão junto a CAIXA e ao BB para formalização de um convenio visando atender os empregados que desejarem contratar financiamento habitacional nas mesmas bases dos empregados desses Bancos. Essa proposta seria efetivada em seis meses.
2. PCS – Plano de Cargos e Salários: o Banco está em fase de preparação de uma licitação visando contratar uma empresa para prestar consultoria relativa à reestruturação dos Recursos Humanos ai incluso o Plano de Cargos e Salários. O prazo final para a conclusão desse trabalho seria dois anos e o Banco se compromete a INFORMAR as entidades em cada nova fase do processo.
3. LATERALIDADE: O Banco informou que está fora de questão a extinção da lateralidade, pois se trata de uma política de Governo, ou seja, da União. O Banco está preparando mudanças na política de lateralidade visando aprimorá-la.
4. PLANO DE SAÚDE: O Banco informa que não haverá nenhuma mudança nos valores praticados e bem como na metodologia de distribuição do reembolso saúde.
5. REAJUSTE SALARIAL– O Banco se compromete a aplicar o índice da FENABAN sobre todas as verbas, ou seja, 8% (Salário, Tíquete, Auxílios, e reflexos).
6. PERMISSÃO DE FOLGAS – O Banco apresentou um conjunto de situações para as quais serão permitidas folgas, óbito, nascimento, casamento, adoção, acompanhamento de filhos etc. Alguns já existem, outros serão criados.
7. FUNÇÃO COMISSIONADA DE SUPERVISORES DAS AGENCIAS: O Banco se compromete em aplicar para os supervisores das agências o mesmo valor da comissão praticado para os supervisores da DG. A)
8. HOMOAFETIVOS – Reconhecimento dos direitos dos casais homo afetivos.
9. COMIR – A diretoria do Banco propôs retirar a AEBA do COMIR – essa proposta é uma retaliação à AEBA em virtude de nossa participação na campanha salarial.
10. POS GRADUAÇÃO PARA TI – O Banco reduzirá para 1 anos o tempo de Banco necessário para acessar o programa de Pós Graduação, válido apenas para os Técnicos Científicos da TI.
11. PLR: O Banco informa que não haverá Participação dos Lucros, pois o Banco não vai conseguir cumprir as metas estabelecidas pelo DEST.
12. NP 118 – O Banco se compromete a reformular a NP 118 e se diz aberto a receber contribuições das entidades. Porém o poder de decisão sobre o texto final da NP 118 continua sendo do Banco.
13. REPOSIÇÃO DAS HORAS PARADAS – Mesma proposta da FENABAN compensar 01 hora por dia até o dia 15 de dezembro, o que não for possível compensar será abonado.
Estamos aguardando a confecção da ATA da reunião.
Para a Diretoria da AEBA que se reuniu nesta tarde de sexta-feira a proposta ainda está muito longe do razoável, não apresenta solução para os nossos principais problemas mais sensíveis Lateralidade e Plano de Saúde.
Como informamos em nosso comunicado está foi apenas à primeira proposta. A Diretoria da AEBA recomenda a todos os seus associados a rejeição da proposta e a continuarmos na luta e manter nossa GREVE.
Não podemos mais acreditar em propostas para o futuro, não adianta pensarmos que o Banco resolverá os problemas depois da GREVE através de uma Mesa de Negociação Permanente por que isso não acontecerá.
Lembramos a todos que o reajuste que o Banco quer aplicar agora será suportado pela economia produzida pela LATERALIDADE. Isso significa que o Banco nos tirou recursos e agora quer aceitemos essa proposta suportada pelos mesmos recursos.