Banco da Amazônia

Sobre o Reajuste do PLANCASF

Têm surgido muitas críticas sobre o reajuste do PLANCASF, isso é natural e normal, vamos publicar todas no site da AEBA, como reza os preceitos democráticos e a transparência das relações, ainda que a maioria, se não todos sejam anônimos.

Isso é normal, afinal o peso da ausência do Banco como patrocinador e com um a política de redução de seus “custos” com saúde se faz sentir mensalmente em nossa folha de pagamentos. Mas gostaríamos de tecer alguns comentários sobre esse assunto:

Para definir o Plano de Custeio, isto é, quanto será a mensalidade em cada ano, a CASF contrata um Atuário, que realiza um estudo e sugere uma faixa de reajuste, este estudo está em anexo na matéria do site da AEBA. Caso a Diretoria e o CONDEL da CASF optem por não reajustar, a constituição de déficit é inevitável. E caso haja déficit isso advém uma intervenção.

Clique aqui e tenha acesso ao documento com a decisão pelo índice de rajuste de 9,65%

Jamais a CASF publicou este estudo como fizemos agora, e a razão é bem simples, os reajustes dos últimos anos foram de 2010 – 17%, 2011 – 15%, 2012 – 17% e 2013 – 12%, na média 15% ao ano de reajuste. Nesses mesmos anos o reajuste autorizado pela ANS aos planos de mercado foram sempre inferiores a dois dígitos.

Por força do contrato de cada beneficiário titular com a CASF, os reajustes do PLANCASF ocorrem sempre no mês de maio. A Diretoria passada não o fez por motivos eleitoreiros, concluiu que reajustar as mensalidades em maio os levaria a perder a eleição. Por isso, a Diretoria nova quando assumiu se deparou com a ausência de reajuste do PLANCASF.

A aplicação de 9,65% representa o mesmo índice aplicado pela ANS aos planos de mercado e o mesmo índice pelo qual o Banco aumentou o reembolso, de forma que este ano, o reajuste do PLANCASF não ampliou o fosso existente entre as mensalidades, os preços dos Planos de Mercado e o reembolso do Banco.

O reajuste dos salários, no ano passado foi da ordem de 8% nas verbas salariais e 8,5% no tíquete, resta que o reajuste do PLANCASF é 1,65% maior que o reajuste dos salários referentes a setembro de 2013, porém, como já se passaram 8 meses do reajuste dos salários, o índice acumulado pelo INPC entre setembro de 2013, data do reajuste dos salários e setembro de 2014, data de reajuste do PLANCASF é de 6,5%.Ou seja, o reajuste dos salários de setembro do ano passado não constitui mais um parâmetro aceitável de comparação.

Por fim, a CASF enviou uma carta a cada um dos associados informando do reajuste e devidamente assinada pela Diretoria para qualquer efeito jurídico.

Nosso desafio é o de manter os reajustes do PLANCASF nos patamares da ANS, ou em algum momento aplicar reajustes menores, em poucos anos, dada nossa qualidade teremos um Plano de Saúde eficiente, eficaz e competitivo.

Mas para isso, é muito importante que todos façam parte da CASF, quanto mais formos, menor será o custo médio e por tanto, o custo individual, e melhores serão as nossas possibilidades de retomar o patrocínio.

Entre em contato com a CASF e converse sobre Planos e Carências.

Fone: 4008-4300 ou ainda com o responsável de cadastro Marcelo Soares em marcelo.soares@casf.com.br.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas