Nesta semana, os sindicatos de vários estados realizarão assembleia para decidir sobre a proposta do Banco de ACT – PLR apresentado na semana passada. A orientação das entidades sindicais e também da AEBA, é a aprovação da proposta.
A nova proposta apresentada pelo Banco na semana passada retira a maioria dos itens questionados nas mesas de negociação – as alterações que restaram na avaliação política e jurídica que realizamos, não ferem direitos dos empregados e garante no mínimo a permanência do atual modelo de distribuição dos Lucros e Resultados. (Clique e veja o documento).
A Comissão de Negociação do Banco retirou o Artigo que transcrevia as metas, embora o ACT faça referência a elas como fazia o acordo de PLR anterior, bem como, retirou a cláusula que veta o recebimento pelos não aprovados no estagio probatório. A cerca da cláusula relativa ao limitador de 25%, previsto na CCE 101 de 1996 e sobre os ofícios enviados pelo DEST, reforçando este conteúdo, o ACT PLR recepcionou um texto cuja responsabilidade pela apuração do valor é inteiramente do Banco e que não gera condições que amarrem o acordo seguinte.
Assembleia dos Acionistas deve atrasar
Após as Assembleias, o único impeditivo para a distribuição imediata da PLR é a realização da Assembleia Geral dos Acionistas do Banco, prevista inicialmente para o dia 14 de abril. Considerando que a previsão de pagamento é de dez dias após a realização da Assembleia Geral dos Acionistas, a previsão para o pagamento da PLR, se aprovado o ACT nas assembleias sindicais, seria no fim de abril. Obviamente que tal data de pagamento constitui mera formalidade, a critério da Diretoria da empresa, como quase tudo no Banco, o valor pode ser adiantado.
Todos às Assembleias
A AEBA recomenda que todos participem das assembléias. Nesse momento em que a participação democrática ganha força, é importante a participação de todos e de cada um na tomada de uma decisão como esta. Não deixe de participar. Veja no site do seu sindicato a data da assembleia.