Banco da Amazônia

Mesa de Negociação: Ponto Eletrônico

Ontem (06), tivemos a primeira mesa de negociação do calendário estabelecido entre o Banco e as entidades, a pauta foi: Ponto Eletrônico. Na ocasião, estavam presentes os representantes da Contec e do SEEB MA, Silvio Kanner, Raimundo Costa e Gilson Afonso, por seu lado, o Banco apresentou a nova Comissão de Negociação formada pelos seguintes integrantes: Francisco de Oliveira Moura (Coordenador), Bruna Paraense (Gerente da GEPES), Oduval Lobato (Gerente da GEPROG) e Ana Paula Bulhões (Gerente da GECOR).

Os representantes da empresa informaram que tem recebido diversas notificações dos órgãos de fiscalização, como o Ministério do Trabalho e Ministério Publico do Trabalho, referentes ao controle de jornada e que estão interessados em solucionar esse problema e para isso, querem iniciar um processo de negociação em torno do Ponto Eletrônico visando à aprovação nas assembléias e a homologação pelas entidades sindicais, bem como a adequação do sistema alternativo de ponto do Banco à Portaria 1.510 de 2009 do Ministério do Trabalho.

Os representantes dos empregados informaram que, preliminarmente para que isso ocorra será necessário promover algumas mudanças no sistema atual, principalmente no que se refere à garantia do registro das horas extras, ao retorno do bloqueio de acesso ao sistema após o fim da jornada e a parametrização no ponto eletrônico dos dez minutos previstos na NR 17 para os empregados em efetivo exercício de Caixa.

Durante a reunião, os representantes dos empregados solicitaram ao Banco que apresentasse a documentação referente ao Ponto eletrônico, manuais, normas, procedimentos etc. De posse dessa documentação, as entidades se comprometem em elaborar um parecer com sugestões de adequações para posterior apresentação em Assembléia Geral nos diversos estados.

Outros Temas

Ainda na referida reunião, as entidades solicitaram do Banco a discussão dos seguintes temas:

  • Centrais de Análise – As entidades solicitaram à empresa que esclarecesse se há realmente projetos de criação de centrais de análise, bem como seus contornos e prazos de implantação.
  • Avaliação de Desempenho – Solicitamos ainda pautar o tema da avaliação de desempenho em virtude dos inúmeros problemas que os empregados estão enfrentando.
Confira o calendário das próximas negociações:

  • 15 de julho:Horas Extras / Banco de Horas.
  • 22 de julho:Plano de Saúde.
  • 12 de agosto:Segurança do Trabalho.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas