Recebemos faz poucos minutos a informação de que a proposta do BASA foi aceita pelos Sindicatos da CONTRAF (com a honrosa exceção do Acre que estava disposto a recursar e ir à luta), os Sindicatos da CONTEC já haviam aprovado.
Nossa leitura é a de que esse foi o pior acordo dos últimos 15 anos. Prejudicou Supervisores, Coordenadores e Gerentes de Relacionamento diretamente e indiretamente prejudicou a todos, pois permitiu ao Banco aumentar a jornada de qualquer comissionado para 8 horas à sua livre vontade e inviabilizar a ação jurídica dos sindicatos.
Pesou para a aprovação a pressão da gestão do Banco. Durante todos esses dias as caixas de e-mail foram inundadas de propaganda criando um clima favorável à proposta mascarando ou omitindo seus impactos. Inclusive falando em pagamentos imediatos como forma de convencimento.
Pesou também a falta de atuação consistente dos sindicatos, à exceção do Maranhão e Acre. As entidades sindicais quando não defenderam abertamente esse absurdo tiveram uma posição errática, ora defendendo uma coisa e ora defendendo outra, deixando a categoria confusa e atordoada.
Agora precisamos refletir muito sobre nosso movimento sindical, sua ausência da vida cotidiana nos locais de trabalho e o desprezo por seus problemas, aumentar a solidariedade entre os próprios empregados para transforma-la em mais organização e mobilização, além do que temos que iniciar uma luta contra os efeitos deste acordo.
Agradecemos a todos e todas que estiveram nessa luta!
Diretoria da AEBA