É, Nazinha, o nosso encontro vai ser bem diferente neste segundo domingo de outubro de 2020. Quem diria que a gente não iria poder chegar pertinho de ti, como em todos os anos, ver teu desfile de bênçãos pelo centro da cidade, ver o “show” de fé do teu povo a agradecer, pedir, se emocionar pelas ruas de Belém do Grão Pará.
Uma coisa não mudará, muitos irão te agradecer pela vida, pela oportunidade de estar aqui, de viver o círio outra vez, mesmo que de forma diferente, e, mais do que nunca, dentro de nossos corações. Fato é, muitos encontrarão em ti, a força, o revigorar, um refrigério para a saudade e dor da partida de um ente, um amigo querido, ou, ainda, colocar diante de ti a vida e a esperança de cura de alguém acometido por enfermidades e, quem sabe, até, pelo tão severo vírus da Covid-19.
Que este Círio seja a injeção de otimismo e ânimo para continuarmos a superar as dificuldades, que nos faça lembrar que há alguém sempre a interceder por nós.Leva, Mãe, nossas súplicas a teu filho. Cuida, Mãe, do teu povo, de quem crê, de quem pede, de quem agradece.
Envolva-nos em uma aliança, Mãe. Que toda a comunidade católica viva o Círio com amor e veja em ti a luz que anuncia dias melhores, assim como no dia em que o anjo Gabriel trouxe as boas novas do milagre em teu ventre, Jesus, o Salvador.
Somos pequenos demais para entender, o mundo hoje chora, sente o pesar dos males oriundos da pandemia.
Que possamos emanar deste pequeno pedaço da terra o fervor de nossas orações, de nossa unidade, colocando em tuas mãos toda a dor, mas, também, propósitos de renovo em nossos corações e coragem para seguirmos adiante na certeza que não estaremos sós, como assim se fez até aqui.
Santa Mãe do filho de Deus! Nos ampare, nos acolha, rogai por cada um de nós que recorremos a vós!
A toda a comunidade católica desejamos um feliz e abençoado Círio de N. S. de Nazaré!