Exatamente no dia 10 de setembro de 1969 a AABA – Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco da Amazônia foi fundada, fruto do trabalho e da união de vários aposentados, com o objetivo de defender os interesses de seus associados.
Ao completar, neste ano de 2023, 54 anos de existência, não foram poucas as lutas que tiveram de ser enfrentadas, e todas elas vitoriosas. A maior delas, importa destacar, foi quando a CAPAF, em 2011, comunicou que não teria mais condições financeiras para continuar honrando o pagamento dos benefícios complementares dos aposentados e pensionistas dos planos de previdência por ela administrados.
Assim, com o patrocínio do advogado Castanha Maia, com escritório em Brasília, e com o apoio da AEBA e do Sindicato dos Bancários do Maranhão, foi impetrada, pela AABA, a Ação Civil Pública no Tribunal Regional do Trabalho, em Belém, contra o Banco da Amazônia S.A e CAPAF, com resultado totalmente favorável, ficando o Banco da Amazônia S.A responsável pelos pagamentos dos benefícios do Plano BD – Benefícios Definidos, da CAPAF.
Com esse resultado favorável, inúmeros recursos foram e continuam sendo feitos não somente pelo Banco da Amazônia e CAPAF como, também, pela AGU – Advocacia Geral da União, em Belém, através de uma Ação Rescisória, felizmente sem êxito.
Hoje, essa Ação encontra-se com Embargos de Declaração, aguardando julgamento.
Ao deixarmos aqui registrado esse fato marcante de nossas lutas, fruto de um intenso trabalho, queremos conclamar a todos os aposentados e pensionistas do Banco da Amazônia S.A e CAPAF a se associarem à AABA, o que, além de fortalecer a associação, dará condições financeiras para todas as lutas necessárias à defesa dos nossos direitos.
Parabéns AABA!!! 🥳🌟