Com expressiva quantidade de votos, presidente e diretora da Afbepa estão entre os eleitos.
Os empregados do Banco do estado do Pará – Banpará, participaram na segunda-feira, 15, de votação para a escolha dos colegas que os representarão pelos próximos dois anos à frente do Grupo de Trabalho Paritário do Plano de Cargos e Salários (GT-PCS) e dos Comitês disciplinar, de relações trabalhistas e de segurança. O resultado da votação foi divulgado na última terça-feira, 16. O número de votos demonstrou uma adesão significativa de trabalhadores à participação no pleito.
Concorrendo a uma vaga para a representação dos colegas no GT-PCS, a presidente da Afbepa, Kátia Furtado, foi eleita com 871 votos. Para ocupar uma vaga no Comitê Disciplinar, a diretora da Afbepa, Denise Albuquerque, também foi escolhida pelos colegas, com 602 votos. Ambas as representantes da Associação conquistaram o primeiro lugar na votação, nas categorias nas quais concorreram.
Ao ser questionada sobre a importância em apresentar seu nome para a disputa deste ano, Kátia Furtado enfatizou que participar dessa eleição e sair vitoriosa significa dar continuidade ao trabalho iniciado por ela em 2007, quando fez parte do mesmo Grupo de Trabalho. “Nesse período, o Banpará concordou em estudar e implementar um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). À época, apesar do recuo do banco nessa pauta, a Afbepa uniu-se aos trabalhadores sob a minha liderança, e juntos lutamos contra o banco, Governo do Estado e Sindicato dos Bancários.”, explicou.
“Através da Justiça do Trabalho, alcançamos a vitória e a garantia da implantação do PCS. Com os diversos ataques com o consentimento do Sindicato, as promoções por mérito e antiguidade têm sido congeladas. Nosso objetivo é pôr fim a isso, fazer o PCS servir aos interesses dos funcionários e atuar dentro de sua finalidade: valorizar as trajetórias profissionais dos trabalhadores. Agora daremos continuidade a essa luta.”, acrescenta Kátia.
A AEBA parabeniza as representantes da Afbepa e se coloca à disposição para somar-se à luta pelas melhorias almejadas para os colegas do Banpará, pois é através da colaboração, transparência e unidade que a luta pela categoria bancária se faz vitoriosa, tendo à frente representantes realmente comprometidos com os interesses dos trabalhadores.
No destaque, Gilson Lima, presidente da AEBA, palestrando no 1º Encontro dos Associados da Afbepa, em março desse ano.