Em 1951, com uma greve de 69 dias, os bancários conquistaram um reajuste de 31% nos seus salários, consolidaram sua jornada de 6h e outras conquistas. Não sem muito enfrentamento com a lei greve do Governo de então, do General Dutra. Por isso é o nosso dia, porque foi construído com vitórias vindas da luta.
Devemos comemorar essa data e aprender com suas lições, que só a luta independente dos trabalhadores podem tornar possíveis as vitórias.
Desde 2016 não temos conquistas significativas porque não respondemos com lutas, com greves, as negativas dos patrões, mesmo eles nadando nos lucros.
Assim, nessa campanha salarial, é importante nos organizarmos e reconstruir um forte movimento grevista não somente para manter os direitos historicamente conquistados, mas para assegurar uma melhor distribuição dos resultados do trabalho dos empregados.
Este ano, estamos intensificando nossos esforços para mobilizar os trabalhadores e exigir que o reembolso de saúde seja fixado em 85% para todos os empregados, com a formalização dessa condição no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Apesar de o Banco ter plenas condições de implementar essa medida, ele tem resistido em fazê-lo.
Só a luta pode nos trazer conquistas!
Um feliz dia dos bancários!