Banco da Amazônia

Endividamento do setor agrário é tema de debate

Anualmente, milhões e milhões de reais são disponibilizados pelo governo federal para a agricultura. No entanto, é comum que boa parte desses recursos fiquem parados em instituições bancárias devido a inúmeros entraves burocráticos que atrapalham a produção de milhares e milhares de agricultores dos mais variados portes.

Exatamente por que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal realizará na próxima sexta-feira, dia 8, às 14h, o ciclo de palestras Agricultura em Debate. O tema a ser discutido desta vez refere-se à questão do endividamento do setor agropecuário.

A rodada de debates é uma iniciativa do presidente da CRA, o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia. Foram convidados o secretário adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt; o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, José Carlos Vaz; o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes; o presidente do Banco da Amazônia, Abdias José de Souza Júnior; o representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o superintendente do Banco do Nordeste, José Andrade Costa.

O objetivo de colocar o tema em discussão na Comissão é de avaliar as causas do endividamento do setor agropecuário, bem como a implementação das renegociações previstas em lei. Este será o segundo encontro do ciclo de seminários Agricultura em Debate, realizado pela Comissão de Agricultura, que abordarão, semanalmente, grandes temas de interesse da agricultura nacional.

O presidente da Comissão de Agricultura, o senador Acir Gurgacz, afirmou que agronegócio brasileiro é fundamental para o desenvolvimento do país e essa é uma oportunidade de abrir um canal de negociação com a área econômica do governo federal. “Precisamos conversar sobre este assunto para que o setor possa continuar produzindo e abastecendo o nosso país. A renegociação da dívida precisa ser revista de uma forma que o agricultor tenha reais condições de pagar”, declarou.

AGRICULTURA EM DEBATE

O evento é o primeiro de uma série de palestras, debates, seminários e painéis que serão promovidos pela CRA neste ano e em 2012, sempre às sextas-feiras. Proposta pelo senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura, a iniciativa foi aprovada no dia 24 de março e visa discutir com especialistas os diferentes temas relacionados ao agronegócio, como transporte, comercialização, segurança alimentar, entre outros.

O primeiro debate foi realizado no dia 25 de março, com o tema reordenamento agrário, por haver uma preocupação em todo o Brasil, em especial na região Norte, em relação à regularização das terras. Para Acir Gurgacz problema de reordenamento não é recente e afeta no desenvolvimento do Brasil.

O objetivo do Agricultura em Debate é discutir e ouvir especialistas que apresentem depoimentos, análises e informações sobre o panorama da agricultura brasileira, especialmente no que tange à sustentabilidade do meio rural, logística de transporte, sistema de armazenamento, comercialização, proteção do meio ambiente, segurança alimentar e sistema tributário, bem como questões relacionadas à reforma agrária.


Autor: Assessoria de Imprensa – Gabinete Senador Acir GurFonte: O NORTÃO

http://www.onortao.com.br/ler.asp?id=41382

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas