A AEBA solicitou à CASF e à GERHU que o desconto referente ao PLANCASF dos empregados do Banco da Amazônia, neste mês de junho, seja realizado com base nos valores de maio de 2011. A solicitação é baseada no questionamento que a Associação fez diante da interpretação da Diretoria Executiva da CASF acerca da deliberação do CONDEL, de 26/04/11. Segundo decisão do CONDEL, da CASF fica a Diretoria Executiva autorizada a: “reajustar as mensalidades devidas ao PLANCASF, com vigência a partir de junho de 2011, no percentual de 15%, incidente sobre o valor fixo das mensalidades por faixa etária, estabelecido e adotado por ocasião do reajuste que passou a vigorar no mês de junho de 2010”.
Em visita realizada à Diretoria da CASF, e a partir de avaliações do reajuste feitas pelos diretores da AEBA, tomamos conhecimento que a DIREX da CASF está aplicando para este mês não apenas a tabela de valores fixos por faixa etária reajustada, mas ambas as tabelas, com base nessa forma de interpretar o reajuste, o PLANCASF passaria a vigorar com duas tabelas de valor fixo por faixa etária, o que na prática se expressa como uma interpretação um tanto estranha.
O valor fixo por faixa etária de 2010 foi incorporado ao valor base do PLANO? O valor fixo por faixa etária de 2010 teve qual destinação? Essas foram perguntas feitas à CASF e à GERHU, através da carta enviada pela AEBA. A Associação está dialogando com os membros do Conselho Deliberativo no sentido de realinhar a interpretação e trazer o bom senso de volta a esse diálogo. Enquanto não se dissolve essa polêmica a AEBA sugere que os valores de maio sejam aplicados na folha de junho.