Numa reunião que ocorreu no dia 28 de julho, AEBA, SENGE e diversos agrônomos,engenheiros e médicos veterinários do Banco da Amazônia definiram os principais pontos e a redação das cláusulas que serão apresentadas ao Banco por ocasião da campanha salarial 2011.
O objetivo principal é conquistar o salário mínimo profissional e o reconhecimento da atividade profissional desenvolvida pelos empregados do Banco da Amazônia. Para a diretoria da AEBA, a preparação dessa pauta constitui um avanço histórico que pode contribuir, não apenas para valorizar os trabalhos profissionais no Banco, mas também, e principalmente, para conferir mais segurança ao próprio Banco relativamente ao trabalho dos profissionais.
Lembramos ainda, que a conquista dos Agrônomos,Engenheiros e Médicos Veterinários é fundamental para avançarmos nas lutas do conjunto da categoria dos Técnicos Científicos e também de todos os empregados do Banco, considerando que essa conquista levaria a uma necessária revisão do nosso famigerado Plano de Cargos e Salários.
É a primeira vez que desenhamos uma pauta como esta, e pretendemos apresentá-la as confederações e sindicatos na expectativa de suas cláusulas constem nas minutas de reivindicações das confederações e sindicatos, e que o Sindicato dos Engenheiros (SENGE) passe a ser signatário do Acordo Coletivo e faça parte do processo de negociação.
Anotação na Carteira de Trabalho
Uma das deliberações da reunião foi a orientação a todos os engenheiros,agrônomos e médicos veterinários a protocolarem requerimento solicitando ao Banco anotar em sua carteira de trabalho o termo Engenheiro Agrônomo, Civil, Elétrico, Mecânico, Florestal, de Pesca ou outra formação específica vinculada ao CREA, confira no site da AEBA.
Suspender a impetração das ações individuais
A AEBA e a Comissão Nacional dos Engenheiros orientam a todos os Agrônomos,Engenheiros e Médicos Veterinários a não ajuizarem até julho do próximo ano ações individuais objetivando o pagamento do salário mínimo profissional. Até essa data, vamos acompanhar a ação coletiva do SENGE PA. Esta ação é importante que todos saibam, é válida para todos os Agrônomos,Engenheiros e Médicos Veterinários do Banco, em todos os estados e em qualquer data de admissão. A ação já teve sentença favorável no Pleno TRT 8º e atualmente, está no TST para julgamento de Agravo de Instrumento em Recurso de Revista e caso o TST não acate o Agravo, a ação será considerada transitada em julgado com a vitória de nossa reivindicação.
Apenas a pauta não resolve nada
Apresentar a pauta é uma iniciativa importante, mas precisamos principalmente da mobilização dos profissionais para que as confederações adotem a pauta e para que o Banco a negocie, e principalmente, para obtermos conquistas na apresentação dessa pauta. Por isso, a participação dos engenheiros é fundamental nessa luta.