Em reunião realizada na manhã de hoje entre a Diretoria do Banco da Amazônia a CONTEC e o Sindicato dos Bancários do Maranhão a Diretoria do Banco apresentou a proposta de seguir os 6% da FENABAN.
Segundo as informações do Diretor de Recursos Wilson Evaristo o Banco concluiu as projeções de impacto desse índice nas despesas de pessoal. Tais projeções indicam um impacto de R$ 21.600.000,00 ao ano o qual o banco conseguiria atender. Em relação as pautas especificas o diretor informou que elas ainda estão em avaliação.
Após ouvir a proposta do Banco as entidades se manifestarão pela sua rejeição em mesa de negociação sendo assim a proposta não irá para avaliação das assembléias. Para as entidades se a proposta de 6% não atende a reivindicações da categoria Bancária nacional muito menos para o Banco da Amazônia. Reafirmamos que a remuneração do Banco é 26% inferior a remuneração nos demais bancos públicos federais, nosso PCS é o mais antigo e problemático da categoria, nosso plano de saúde não é patrocinado pelo Banco, temos perdas muito altas acumuladas e não temos plano de previdência.
Reafirmamos também que a não percebemos da Diretoria do Banco nenhum interesse em pensar alternativas de negociação. Citamos por exemplo que não teria nenhum impacto para os resultados para o Banco a revisão do convenio com a CORAMAZON e a mudança na forma atual de distribuição nos lucros para uma forma mais equitativa, como por exemplo, a distribuição linear.
Informamos ainda que a capitalização de 1 Bilhão aprovada na MP 564 amplia as possibilidades de atendimento do Banco, que o crescimento das despesas totais de pessoal no Banco nos últimos cinco anos é praticamente igual ao INPC.
O Banco tem como atender.
Manter e Fortalecer a GREVE
Percebemos que não há nenhum interesse da diretoria do Banco da Amazônia não está interessada em resolver os problemas específicos dos empregados do Banco, a reunião de negociação de hoje foi apenas um ato formal para o Banco fazer de conta que negocia. As Entidades orientam a continuidade da GREVE por tempo indeterminado e convocam os empregados que ainda não aderiram a aderir ao movimento de GREVE.