Banco da Amazônia

Urgente – orientação aos Caixas

Faz mais de seis meses que o Banco cortou diversas funções de Caixas Executivos em mais da metade das agências, desta forma a maioria das agências do Banco possui apenas um Caixa Executivo e, geralmente, este se encontra numa situação bastante penalizada.

Até o momento, o Banco sequer respondeu aos nossos apelos para tornar sem efeito a referida medida, em razão disso e visando evitar prejuízos aos Caixas, tanto à sua saúde quanto à sua economia, elencamos abaixo as seguintes orientações aos Caixas:

  • Com base no Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, Cláusula 16, que por sua vez está baseada na NR – 17 TODOS OS CAIXAS têm direito a 10 minutos de descanso para cada 50 minutos trabalhados – sendo assim nossa orientação é que independente de haver ou não apenas o seu Caixa aberto, ou de haver ou não clientes à espera de atendimento – BLOQUEIE SEU CAIXA e descanse 10 minutos.
  • Como o Banco não fornece as placas informativas para os clientes, sugerimos a você que após atender o último cliente, antes do intervalo, o informe que descansará por dez minutos conforme previsto na legislação.
  • Não extrapole sua jornada de trabalho em hipótese alguma, informe ao seu supervisor que não irá extrapolar sua jornada e que ele deve providenciar um Caixa emergencial para lhe substituir. Caso ele não o faça, mande um e-mail para o Gerente Geral e informe à GEPES, caso não queira se expôr, mande um e-mail para aeba@aeba.com.br que lhe passaremos as orientações sobre as medidas a serem tomadas.
  • Recolha seus documentos e procure um advogado, o da AEBA ou o do seu sindicato, para que suas horas-extras sejam pagas conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho-ACT através de ação judicial – Não perca tempo! Cada dia que passa sem ajuizar a ação é mais um dia que o direito prescreve.
  • Por fim, se há extrapolação de jornada de forma contumaz em sua agência, envie o e-mail para a AEBA ou ligue para o Ramal 3226 para que possamos fazer uma denúncia no site do MPT. A denuncia é anônima e a AEBA pode fazer, para isso precisamos de informações sobre a ocorrência.
  • Lembre-se: o banco não tem pena de você! O banco não vai lhe pagar horas-extras! O Banco não vai respeitar seu intervalo do ACT – Lute pelos seus DIREITOS! Por você e pela sua Saúde!

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