Nesta quinta-feira (18), foi lançado oficialmente em Belém, mais precisamente no bairro da Terra Firme, o Comitê Estação Cidadania, que contou com a presença de estudantes, donas-de-casa e moradores da comunidade em geral. A iniciativa nasceu através da Comissão de Justiça e Paz, do bairro, que conta com o apoio da Paróquia de São Domingos Gusmão (do Pároco Bruno Sacci), que cedeu a quadra da igreja para o evento, Caravana da Paz (composta por membros das igrejas católicas e protestantes do bairro), Comando Militar da área, Centros Comunitários e associações do Bairro, além do GF do Fórum Social Mundial.
A AEBA esteve presente na solenidade através de seu diretor Luiz Paulo Amador, que aproveitou a oportunidade para explicar a todos os presentes sobre a importância do fórum para nossa cidade, em especial o bairro da Terra Firme, – local escolhido para receber as reuniões do FSM -, além de fazer um apanhado com informações históricas e conscientizar a comunidade do seu papel.
O objetivo do Comitê Estação Cidadania é alertar a população no período das eleições sobre a conduta de candidatos que de alguma forma queiram enganá-los, seja comprando votos, oferecendo cesta-básica e várias formas ilegais de conquistar o eleitor. Estes cidadãos devem procurar o Comitê, encaminhar suas denúncias, que por sua vez irá repassá-las ao Tribunal Regional Eleitoral, para serem tomadas as devidas providências.
Além de auxiliar a comunidade sobre os perigos do voto inconsciente num momento importante da democracia nacional, o Comitê também vai apoiar as ações do FSM através de credenciamento de Hospedagem Solitária e recrutando voluntários para trabalharem durante a realização do Fórum. Um importante instrumento de defesa da comunidade está aberto, basta que todos procurem seus direitos e exerçam de maneira correta. “A comunidade apoiou e deve mobilizar para as duas ações, pois é dessa maneira que construiremos uma nova cidadania, acreditando que outro mundo é possível”, finaliza o diretor.