Dirigentes sindicais de todo o país estarão nesta quinta-feira, 20, a partir das 10h, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, para reunião do Comando Nacional dos Bancários. O encontro vai dar início aos preparativos para a Campanha Nacional dos Bancários de 2010, maior mobilização da categoria em todo país, que buscará a renovação da convenção coletiva de trabalho com avanços e conquistas para funcionários de bancos públicos e privados.
O objetivo principal da reunião é definir a realização da 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que irá aprovar a estratégia, a minuta de reivindicações e o calendário de mobilização da campanha deste ano. "Começaremos nesta reunião a caminhada para mais uma campanha nacional vitoriosa, com ganho real nos salários, mais empregos, melhoria das condições de trabalho e outros avanços para os bancários", avalia Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
A Contraf-CUT convidou para participar da reunião todos os sindicatos e federações que integraram o Comando Nacional no ano passado, bem como os Sindicatos dos Bancários do Maranhão e do Rio Grande do Norte.
"Os lucros elevados divulgados pelos bancos neste primeiro trimestre e o crescimento da economia formam um cenário positivo para conquistas importantes. No entanto, a história mostra que a união de nossas forças é importante para que sejamos vitoriosos no enfretamento com os banqueiros. Por isso, vamos lutar para ampliar a unidade da categoria", afirma Cordeiro.