Em Assembleia realizada na última quinta-feira (06), os empregados do Banco da Amazônia deliberaram por aceitar a proposta feita pelo Banco e encerrar a Greve que já durava 31 dias. Entendemos que nesta Greve tivemos dois problemas: o ACT para dois anos e o reajuste abaixo do INPC. O pagamento do abono deixa todos felizes, mas não podemos esquecer que vamos receber um reajuste abaixo do INPC.
Problemas Nacionais
Todos os anos, quando o restante da categoria volta ao trabalho, nós do Banco da Amazônia permanecemos em Greve, mas sempre por motivos específicos (como ocorre hoje com a CEF), porém nossas divergências com a proposta eram de âmbito nacional – o ACT de 2 anos e o reajuste abaixo do INPC – sendo assim, para permanecer em Greve era preciso que o conjunto da categoria fizesse o mesmo.
Infelizmente a orientação dos comandos da CONTRAF e da CONTEC estava equivocada, a Greve estava muito forte e havia espaço para garantir um acordo melhor, temos certeza eu as bases da categoria não concordam com ACT de dois anos e com reajuste abaixo do INPC. Agora estamos quase de mãos atadas com um ACT de dois anos e pode ser que neste período os bancários sofram grandes ataques.
A Força da Greve
A Diretoria da AEBA esteve todos os dias à frente da Greve e agradece a todos os colegas do Banco da Amazônia que permaneceram firmes em nosso movimento. Foi uma das Greves mais fortes que fizemos, mas ainda precisamos melhorar.
Veja abaixo os itens do Acordo.